top of page

20 Estudos Fáceis para Piano

O que são estudos?

Estudos são obras musicais com intenção de desenvolver problemas técnicos juntamente com estéticos.

O que são os 20 estudos fáceis para piano da ArsOnline?

Os 20 Estudos Fáceis para Piano da ArsOnline são músicas propostas aos estudantes iniciantes que estão no processo de transição para o repertório intermediário. Os estudos são progressivos e possuem propostas variadas de toque pianístico, sonoridade, uso do pedal, entre outros.

O escopo:

O escopo dos estudos pode ser resumido da seguinte maneira:

 

  • Pentacordes e extensão do pentacorde, sem passagem de polegar.

  • Acordes (tríades) e encadeamentos aplicando o uso de inversões.

  • Intervalos de terça, quarta e outros.

  • Uso do pedal de sustentação.

  • Notas presas.

 

Os estudos possuem diversas inspirações no repertório pianístico, seja da música popular ou clássica. Há composições muito próximas da música pop e do pop rock  - 'Descansando' e 'Dia Chuvoso', por exemplo. Outras, nitidamente inspiradas por obras de mestres da música como Chopin e Rachmaninov - 'Pensamentos' e 'Rach é você?', por exemplo. Há também obras inspiradas na música brasileira como o 'Contaminado' e a 'Seresta'. Já outras são inspiradas em movimentos estilísticos, como 'O Barco' que se inspira no impressionismo, e a 'Mosca', nitidamente inspirada em movimentos de efeitos e ruídos, algo muito usado na música do século XX. Por fim, há também estudos que foram compostos com outras referências, como a dança da 'Valsa' e o 'Furioso' que tenta ser um estudo de Chopin em miniatura.

A organização dos estudos é por ordem de dificuldade. Não é uma ciência exata, mas uma sugestão. A sensação de dificuldade depende de variáveis, mas a ordem sugerida deve se provar minimamente coerente na prática como um todo.

Sugerimos que os estudos sejam tocados por pianistas que estejam pelo menos prestes a encarar o repertório considerado intermediário. Por exemplo, quando chega a hora de pensar em estudar as invenções à duas vozes de J.S.Bach e as sonatinas clássicas. Obviamente, alguns estudos, sobretudo os primeiros, podem ser vistos antes. Porém, os estudos que encerram este trabalho certamente possuem dificuldades elevadas para quem está começando nos estudos do piano. Consulte sempre o seu professor de piano. 
 

O que está incluído na compra?

A compra dá acesso ao álbum de partituras dos 20 estudos. Em conjunto com as partituras são oferecidos conteúdos gratuitos, como os vídeos de performance dos estudos. Role a página para baixo e confira. :)

arte_Estudos fáceis para PIANO_v002.png

Como fazer para comprar?

Clique no botão acima e seja redirecionado(a) à página do produto no Hotmart.

Utilizamos o Hotmart:

Utilizamos a plataforma do Hotmart visando sua estrutura e segurança em operações financeiras.

Articulação da mão esquerda com nota presa e uso do pedal. O 'Dia Chuvoso' é um estudo simples que irá exigir controle dos planos sonoros para soar bem.

Controle do pedal e uso do gesto para alcançar a velocidade são essenciais no estudo chamado Mosca. O estudo conta uma história, usando o cromatismo para descrever o bater de asas desse inseto tão impertinente.

'Pensamentos' é um estudo muito expressivo que exige musicalidade para que tenha coerência. O estudo é um grande crescendo em dinâmica do começo ao fim - utilizando acordes repetidos pela mão esquerda para atingir o efeito. A melodia possui 3 estágios: apresentação, desenvolvimento e conclusão.

Ostinato é um estudo mais difícil do que aparenta à primeira vista. O ostinato tocado pela mão esquerda faz uso contínuo dos dedos 4  5. Já a mão direita faz uso do Re como nota pedal enquanto trabalha uma linha melódica elaborada.

'Contaminado' é um estudo curto, com um toque de música brasileira, que exige precisão em intervalos que provocam movimentos repetidos. Outro desafio é cantar sempre a nota superior.

O 'Descansando' tem seu principal desafio na passagem da mão esquerda, sobre a direita, para cantar a melodia. Este movimento é também chamado de cruzar as mãos! Cruzar as mãos é um recurso muito comum no repertório do piano.

Movimento é um estudo que faz uso apenas dos 3 primeiros dedos da mão. Como visto em nosso 'Workshop de Técnica dos 5 Dedos', os dedos polegar, indicador e médio são chamados de dedos de precisão. Este estudo visa trabalhar movimentos ascendentes e descendentes, utilizando apenas os dedos de precisão das duas mãos. Atenção à transição entre os polegares! Não se engane com a simplicidade do estudo: a maior dificuldade deste estudo está em manter a unidade dos movimentos e a passagem de uma mão para a outra é um grande desafio de controle do som do piano.

O Barco é um estudo que visa trabalhar pedal e inversão de acordes na mão esquerda. A sonoridade é inspirada em obras impressionistas.

Furioso é inspirado em estudos virtuoses conhecidos no repertório pianístico, como alguns estudos de Chopin, por exemplo. O Furioso tem desafios para as duas mãos. A mão esquerda é responsável por um ostinato que precisa ser muito rápido e preciso. A mão direita realiza muitas passagens de dedilhado em movimentos com terças.

Dançando sobre Pedras é um estudo sobre cantar a nota superior em acordes arpejados. O estudo também trabalha o controle do pedal e o encadeamento de acordes com as duas mãos.

Fale diretamente conosco!

Obrigado pela mensagem!

bottom of page