top of page

Figuras de Duração

As figuras de duração são utilizadas para a medição e controle do tempo na música. Mais importante que conhecê-las é entender o conceito que subjaz o sistema métrico musical ocidental. Afinal, diversas formas de pensar e fazer música utilizam a mesma conceituação sobre tempo, mesmo que não utilize-as diretamente em notação, como na partitura.

Figuras de duração | Teoria Musical : Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa, Semifusa - figuras de som e pausas, ou silêncio

O sistema métrico ocidental utiliza 7 figuras de duração e cada uma possui uma representação para som e silêncio. A Semibreve (1/1) é a figura de maior duração, sendo a referência para todas as outras. A relação entre as figuras se dá pelo conceito de dobro e metade. A Mínima (1/2), por exemplo, vale a metade da Semibreve (1/1) e o dobro da Semínima (1/4).

Ao todo são 7 figuras de duração e cada uma possui uma representação para som e silêncio. A Semibreve é a figura de maior duração, cuja representação numérica é o inteiro 1/1. A figura mais curta é a semifusa, sendo a 64ª parte da Semibreve.

Figuras de duração | Teoria Musical : Semibreve, Mínima, Semínima, Colcheia, Semicolcheia, Fusa, Semifusa - figuras de som e pausas, ou silêncio

Esta imagem demonstra graficamente o conceito de dobro e metade nas cinco primeiras figuras de duração. A fração sempre faz referência à Semibreve (1/1), que é o inteiro. A Semínima (1/4) vale um quarto do inteiro, sendo a metade da Mínima (1/2), que por sua vez, é a metade da Semibreve (1/1). A duração da figura depende do andamento (velocidade) da música, já a relação das figuras entre si é sempre a mesma. Ou seja, a Colcheia (1/8) será sempre um oitavo da Semibreve, por exemplo.
 

Muito importante notar que a duração das figuras propriamente é relativa e varia dado o contexto, ou seja, é dependente do andamento (velocidade) da música em questão. Por exemplo, uma música em andamento lento pode ter uma Semínima mais longa se comparada a outra música em andamento rápido. Esses são assuntos abordados no módulo 2 do nosso curso de teoria e percepção musical. 

O simples ato de ouvir música já nos coloca em contato com o sistema métrico. Fazer música, seja de ouvido ou lendo partitura, é lidar com o sistema métrico. É imprescindível para qualquer músico o pleno conhecimento e domínio desta área de conhecimento.

Este e outros assuntos você encontra acessando o primeiro módulo 100% GRATUITO do nosso curso de teoria e percepção musical. 

bottom of page