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Teoria e Percepção Musical
Conteúdo equivalente a 4 anos ou mais de estudos em um conservatório de música.
Módulo 1 (GRATUITO)
> Altura e duração.
> Timbre e intensidade.
> Notas musicais.
> Cifragem das notas musicais.
> Conceito de Oitava.
> Partitura: pauta musical (Introdução)
> Leitura na clave de Sol.
> Leitura na clave de Fa.
> Pauta/Escala Geral.
> Numeração das oitavas.
> Notas em Hz partindo do La440hz (Introdução).
> Figuras de duração.
> Ponto de aumento e ponto de diminuição.
> Ligadura de duração ou prolongamento.
> Introdução à percepção musical.
Módulo 2 - Altura
> Identificando as notas no teclado.
> Tom e Semitom.
> Alterações: sustenido, bemol e bequadro.
> Intervalos: terça maior e menor.
> Formação das tríades maiores e menores.
> Campo harmônico maior.
Módulo 2 - Duração
> Como medir duração? Pulso e beat.
> UT e sua multiplicação em 2 e 4 partes.
> UT e sua multiplicação em 2, 3 e 4 partes.
> Divisão do tempo em 2 partes.
> Divisão do tempo em 4 partes.
> Compasso simples: quaternário, ternário, binário.
> Exercícios de duração em compasso binário e ternário.
Módulo 2 - Percepção
> Identificar movimento ascendente e descendente.
> Identificar segundas maiores e menores
> Identificar terças
> Identificar arpejos maiores e menores
> Identificar arpejo diminuto
Ditados rítmicos com:
> Compasso 4/4
> Variação de unidade de tempo e compasso
> Divisão do tempo em duas partes
> Divisão do tempo em quatro partes
Módulo 3 - Altura
> Intervalos: quinta justa, aumentada e diminuta.
> Tríade aumentada e diminuta.
> Campo harmônico menor natural.
> Intervalos: quarta justa, aumentada e diminuta.
> Inversão de acordes: baixo, encadeamento e voicing,
> Tríades: X, Xm, X(#5), Xm(b5), Xsus4, Xsus2
Módulo 3 - Duração
> Sistema métrico e grid métrico em uma DAW.
> Quantizer: entendendo a lógica e como utilizar.
> UT e UC: níveis métricos de referência.
> Níveis métricos.
> Acento métrico.
> Andamento, velocidade e caráter.
> Colcheia e mínima como UT.
> 6/8 e o aumento da UT pelo ponto de aumento.
Módulo 3 - Percepção
> Indentificação de intervalos de quinta
> Identificação triade aumentada e diminuta
> Graus conjuntos modo menor
> Identificando arpejo menor e diminuto
> Comparando os arpejos de tons maiores e menores
> Identificando acordes maiores e menores
> Identificando acordes aumentados e diminutos
Ditados rítmicos com:
> Células rítmicas de colcheias com semicolcheias
> UT e UC variados
> Ditados em níveis métricos diferentes
> Reconhecendo qual é o compasso
> Novas células rítmicas
> Compasso 6/8
Módulo 4 - Altura
> Ciclo das quintas e armadura de clave.
> Intervalos: sexta maior e menor.
> Intervalos: sétima maior e menor.
> Intervalos: revisão de todos os intervalos.
> Sensível e trítono.
> Função dominante e tétrade da dominante.
Módulo 4 - Duração
> Síncope e contratempo.
> Anacruse, acéfalo e tético.
> Divisão do tempo em 3 partes e quiáltera.
> UT e suas multiplicações com ligaduras.
> Divisão do tempo em 2, 3 e 4 partes, com ligaduras.
Módulo 4 - Percepção
> Identificando os arpejos em novas tonalidades
> Identificando os intervalos de 6ªs maiores e menores
> Identificando os intervalos de 7ªs maiores e menores
> Todos os intervalos
> Solfejos e ditados melódicos em diferentes tonalidades
> Sensível e trítono - identificando dentro de ditados
> Identificando o acorde dominante (tétrade)
Ditados rítmicos com:
> Síncope e contratempo
>A nacruse, acéfalo, tético
> Quialtera
> Divisão do tempo em 3 partes
> Ligaduras
> Divisão do tempo em 2, 3 e 4 partes, com ligaduras
Módulo 5 - Altura
> Tétrades.
> Melodia, acompanhamento e baixo (conceito).
> Campo harmônico menor harmônico.
> Diferença entre as escalas mencionadas (trítono, sensível, b7, sexta maior e menor, sétima maior e menor.
> Função tônica (I, VIm, IIIm).
> Função subdominante (IV e IIm).
> Tons vizinhos.
Módulo 5 - Duração
> Ritmo e métrica
> Leitura rítmica a duas vozes.
> Compasso composto.
> Compasso misto.
Módulo 5 - Percepção
> Identificando arpejos de tétrades
> Ditado melódico a duas vozes
> Ditado melódico menor harmônico
> Identificando a diferença entre escalas mencionadas
> Identificando os acordes I, IIIm e VIm em músicas
> Identificando os acordes II e VI em músicas
Ditados rítmicos com:
> Duas vozes
> Compasso composto
> Compasso misto
> Duas vozes em compasso composto
> Ditado ritmico a duas vozes em compasso misto
Módulo 6 - Altura
> Intervalos compostos.
> Acordes com tensões acrescentadas.
> Transposição.
> Série harmônica.
> Timbre: série harmônica e ADSR.
> Intensidade: O que é dinâmica. O que é velocity.
> Introdução aos modos: Jônio, dórico, frígio, lídio, mixolídio, eólio, lócrio.
Módulo 6 - Duração
> Pulso mínimo.
> Polirritmia 3 contra 2.
> Polirritmia 4 contra 3.
> Ambiguidade do 6.
> Hemíola.
Módulo 6 - Percepção
> Intervalos compostos
> Acordes com tensões acrescentadas
> Transposição
> Ditados melódicos aplicando os conteúdos anteriores
> Ditados melódicos aplicando os conteúdos anteriores
> Ditado melódico com variação de dinâmica
> Identificando alguns modos em músicas
> Reconhecendo os arpejos do modo mixolídio
> Reconhecendo os arpejos do modo dórico
Ditados rítmicos com:
> Pulso mínimo
> Polirritmia 3 contra 2
> Polirritmia 4 contra 3
> Ambiguidade do 6
> Hemiola
Módulo Extra (Gratuito)
O módulo extra conta com análises e aulas anexas que vão sendo adicionadas aos poucos, de forma gratuita. No momento o módulo extra já conta com:
> Análises de pequenas músicas e canções populares visando aplicar o conteúdo visto no curso diretamente no repertório.
> Enarmonia
> Alterações dobradas
> Intervalos incomuns
> Escala cromática
> Encadeamento
> Consonância e dissonância
> Sinal de deslocamento de oitava
> Dominante secundária
> Elementos de fraseado musical
segurança e garantia
Por utilizar o Hotmart, oferecemos a garantia de um ambiente de segurança através dos benefícios da plataforma.
conteúdo completo
São 6 módulos que vão do básico ao avançado, sem pular etapas. Conteúdo equivalente a 4 anos de estudos em um conservatório musical.
2 em 1
São 2 cursos em 1: Teoria e Percepção Musical. A partir do módulo 2, o curso se divide em 3 disciplinas, sendo: Altura, Duração e Percepção.
acesse pelo celular ou pelo computador
Acompanhe seu progresso usufruindo de todas as ferramentas do Hotmart. Acesse o seu curso pelo computador, tablet ou smartphone.
Quem somos nós?
Somos Wilson Santos e Patrícia Mol!
Wilson (@willpianista) é mestre em música pela UFRJ e pós graduado em pedagogia do piano. É também compositor de trilha para jogos. Patrícia (@patricia.m.mol) é mestre em música pela Unirio, pós graduada em pedagogia do piano, tendo sido professora substituta na UFRJ e no CBM. Ambos possuem especialização e anos de experiência com o ensino da música.
A ideia por trás da ArsOnline é acima de tudo uma realização pessoal. Criamos este ambiente de ensino e aprendizagem online visando ajudar nossos alunos e ao mesmo tempo poder atingir e ajudar novas pessoas.
O curso de
Teoria e Percepção Musical
serve pra mim?
Todos podem se beneficiar do estudo da música. O sistema musical ocidental é a base de diversas atividades musicais, mesmo as que não utilizam diretamente o seu sistema de notação.
MÚSICA CLÁSSICA
Para se tornar um instrumentista, compositor ou maestro, é necessário estudo formal em música. Entender fundamentos da música e saber ler partitura são requisitos obrigatórios.
JAZZ E SIMILARES
O jazz e seus derivados são tradições de alta formação técnica. Entender os fundamentos musicais é requisito obrigatório para posterior aprofundamento em disciplinas como harmonia e improvisação.
MÚSICA POPULAR
O músico popular nem sempre lida diretamente com as práticas de notação, mas está em diálogo frequente com os fundamentos musicais. Uso de acordes, escalas, tonalidade, modos, métrica, BPM, compassos, entre outros, faz parte da rotina de qualquer músico, seja de ouvido ou leitor de songbooks.
OUTRAS PRÁTICAS MUSICAIS
Produtores musicais, DJ's beatmakers e afins são tradições normalmente distantes das práticas de notação, mas assim como na música popular, o uso de softwares de música faz referências diretas à teoria da música.
Como o curso funciona?
O estudante pode consumir o material dos 6 módulos na ordem que desejar, priorizando o que mais lhe interessa. Entretanto, o curso é naturalmente ordenado para que os que desejam aprender passo a passo.
Vídeo aulas
O curso consiste quase em sua totalidade por vídeo aulas que são completadas por materiais complementares.
Textos
Na página de cada aula usamos textos descritivos, com exemplos visuais e explicações complementares.
Exercícios
Exercícios são anexados às aulas visando dois pilares indispensáveis ao aprendizado: aquisição e retenção.
Extras
Aulas extras e anexos são complementares e aproximam os assuntos abordados à prática musical.