top of page

4 Comportamentos para Evoluir no Estudo da Música

Não existe segredo para o sucesso, mas existem comportamentos saudáveis que devem ser estimulados. Neste texto eu reúno 4 coisas que eu adoto e sempre passo para os meus alunos.

4 comportamentos para evoluir no estudo da música

1) O primeiro comportamento é ter fascínio pela arte e pela música. Ser apaixonado de forma incondicional à arte é algo que move montanhas. É o que nos faz seguir em frente em dias bons e ruins. Ajuda na manutenção do foco e na qualidade da nossa relação com os nossos afazeres. Ser artista é buscar dentro de si o sentido para as tuas próprias ações e externar isso como expressão. A busca faz parte do processo e por isso é comum nos sentirmos perdidos ou incompletos. A rotina oscila momentos bons e ruins e se o propósito de nossas ações não está definido, os questionamentos também não estarão.


Desta forma, olhar para trás e não perder de vista o que te motivou a começar é uma boa referência para tudo e para sempre. Olhar para trás também nos faz revisitar a nossa trajetória e nos faz perceber com mais clareza a nossa evolução.


2) O segundo comportamento é entender que ser músico é muito mais que ser somente público de música. O músico é ouvinte, mas também é produtor e fazedor de música. Logo, alguns comportamentos puramente de público devem ser evitados, como o de ficar preso a uma playlist nostálgica no Spotify.


É preciso entender a importância de conhecer as referências básicas da sua área de atuação e de abrir os horizontes saindo da zona de conforto! Conhecer o repertório da tua área de atuação é obrigação. Se você é pianista, precisa ouvir as grandes obras tocadas por grandes intérpretes. Se tua área é produção musical, é preciso que tenha uma playlist de boas produções e que conheça minimamente o histórico que traça a narrativa deste campo de atuação. Se tua vibe é tocar com banda, é preciso conhecer quem está atuando no teu mercado e quem foram os grandes clássicos e por quê.


Já sobre expandir os horizontes, saiba que é importantíssimo não ficar limitado somente às coisas que você gosta e aos que atuam no mercado que você escolheu. É importante ouvir outros estilos, músicas distantes, coisas que você não gosta tanto e etc. É como realizar uma viagem para outro lugar, com outra cultura, e automaticamente absorver valores diversos e que sequer poderiam ser listados. Vivência é tudo e na música a gente conhece o novo através de experiências novas.


3) Leia sobre música e participe de grupos de discussão na internet. Basicamente o item 2 e 3 desta lista poderiam ser resumidos na seguinte frase: Respire música 24h por dia! É muito importante participar de debates, emitindo e recebendo opiniões diversas sobre assuntos diversos. O debate nos faz praticar, ensinar e aprender, nos faz revisitar assuntos e abre nossos horizontes com opiniões que não passavam até então pelas nossa cabeças. Já a leitura é importante também, tanto leituras mais casuais como a deste texto, quanto leituras mais técnicas sobre assuntos específicos. A rotina do músico deve ir muito além de somente tocar um instrumento e ouvir suas músicas preferidas!


4) Por fim, é importante entender a rotina, praticar com frequência e buscar orientação qualificada. Este item na verdade é focado na rotina, que deve ser compreendido pelo músico como algo de altos e baixos, de flutuações com boas e más fases. A rotina não deve ser questionada, no sentido de que não é a flutuação da rotina o melhor lugar para que você coloque dúvidas no ar. Por exemplo: ao escovar os dentes ou tomar banho, você por acaso questiona se realmente precisa fazer aquilo todos os dias? Para fazer tal questionamento, é preciso entender o contexto como um todo, e não o acontecimento episódico da rotina isoladamente.


Para este dia a dia como artista, é necessário ter acesso a uma orientação qualificada, de pessoas com mais conhecimento e experiência. Orientação de pessoas que já ajudaram muitas outras e que sempre terão um olhar observador externo. É muito mais que uma orientação somente sobre técnicas e conhecimentos, mas uma orientação sobre vivência. A presença do mestre na vida do aprendiz é algo de valor imensurável! Pra terminar, lembre-se de praticar com frequência. Um grande segredo para atingir os seus sonhos é a consistência! Seja constante e dê um passo de cada vez, sem ansiedade e sem se abalar pelas flutuações rotineiras. A resiliência é uma palavra que vale ouro a longo prazo.

Gostou do assunto e quer saber mais? Confira o nosso curso de Teoria e Percepção Musical. São 6 módulos que começam do ZERO e vão até o avançado, equivalendo a aproximadamente 4 anos de estudos em um conservatório de música. O primeiro módulo do nosso curso É TOTALMENTE GRATUITO!! São 11 aulas + extras para você começar agora, sem enrolação! Baixe também o nosso ebook GRATUITO sobre teoria musical.

Comments


bottom of page