top of page

O ciclo das Quintas

O ciclo das quintas é um esquema que descreve as relações entre as notas musicais do sistema temperado, visando facilitar a observação das relações de proximidade entre as tonalidades. O ciclo das quintas é composto por uma sequência de notas distanciadas por uma quinta justa. O ciclo, ou círculo das quintas, pode ser observado em ordem ascendente ou descendente.

Na imagem acima é possível observar as relações entre as tonalidades maiores e suas relativas menores. A tonalidade de referência (Do Maior, ou C) é o ponto de partida. Abaixo temos sua relativa menor (La menor, ou Am), que também possui o seu ciclo de quintas.


Como realizar a leitura do ciclo das quintas:


ASCENDENTE: Ao observar o ciclo de forma ascendente podemos contemplar o que chamamos de família dos sustenidos (#), e como se ordenam as tonalidades por proximidade. Ou seja, (Sol Maior, ou G) é a tonalidade ascendente mais próxima à Do Maior. Na prática, significa que Sol Maior possui apenas uma nota diferente em sua escala se comparada à Do Maior. Da mesma forma, a tonalidade seguinte à Sol Maior, (Re Maior, ou D) também terá o acréscimo de apenas mais uma nota alterada se comparada à Sol Maior, e assim por diante.


DESCENDENTE: Ao observar o ciclo de forma descendente podemos contemplar o que chamamos de família dos bemóis (b), e como se ordenam as tonalidades por proximidade. Ou seja, (Fa Maior, ou F) é a tonalidade descendente mais próxima à Do Maior. Na prática, significa que Fa Maior possui apenas uma nota diferente em sua escala se comparada à Do Maior. Da mesma forma, a tonalidade descendente seguinte à Fa Maior, (Si bemol Maior, ou Bb) também terá o acréscimo de apenas mais uma nota alterada se comparada à Fa Maior, e assim por diante.


CICLO DAS RELATIVAS: Toda tonalidade maior possui uma relativa menor, que também é mostrada pelo ciclo das quintas. A relativa menor é uma tonalidade que está em um modo diferente se comparada à sua relativa maior, mas utiliza as mesmas notas e acordes umas das outras. A diferença, neste caso, está em como ouvimos a ordenação da escala e suas relações melódicas e harmônicas - muito mais que diferenças entre as notas e acordes utilizados. Logo, há uma inegável proximidade entre as relativas. Do Maior utiliza as mesmas notas e acordes de La menor, por exemplo, o que causa uma relação de proximidade entre estas escalas. O ciclo das relativas também pode ser observado de forma ascendente e descendente.


A importância do ciclo das quintas:


O ciclo das quintas é uma das principais referências no estudo da música. Graças ao ciclo das quintas e suas relações, podemos encontrar semelhanças e diferentes entre as diversas escalas e tonalidades, o que é imprescindível para a compreensão de certas complexidades que se dão - como as escalas relativas - e complexidades que virão - como o estudo da modulação.


A série harmônica e o temperamento são a origem de tudo isso que chamamos de sistema musical ocidental. Aplicar o ciclo das quintas é muito fácil, mas é preciso entender os conceitos que o fundamentam, e isso precisa ser feito passo a passo. O ciclo das quintas não é um atalho, logo, sem a devida preparação, seu entendimento pode se tornar complexo e de certa forma perder a utilidade.

No nosso curso de Teoria e Percepção Musical nós trabalhamos passo a passo todos estes assuntos, sem pular etapas. Vem com a gente e saiba que você pode começar a estudar GRATUITAMENTE. São 20 aulas + extras para você começar agora sem precisar se comprometer. O curso completo é totalmente online, sendo equivalente a 4 anos ou mais de estudos em um conservatório de música e vai do ZERO ao avançado.

bottom of page