top of page

Tétrades: os acordes com sétima

Tétrades são acordes de 4 sons, em que temos a adição da sétima à tríade:


tétrades; acordes de quatro sons; acordes com sétima

Nesta imagem temos as tríades maior, menor e diminuta, com a sétima adicionada, que também pode ser maior, menor e diminuta. Quando a adicionamos, a função e o nome de alguns acordes podem mudar:


Tétrade meio diminuta:

A tétrade meio diminuta 'Xm7(b5)'​, se dá num contexto em que temos uma sétima menor sendo adicionada à tríade diminuta. É a tétrade do sétimo grau do modo maior - ou segundo grau do modo menor. Por isso, neste contexto, mesmo considerando apenas a tríade, chamamos de acorde meio diminuto.

Tétrade diminuta:

A tétrade diminuta 'Xº'​, se dá num contexto em que temos uma sétima diminuta sendo adicionada à tríade diminuta. A tríade diminuta, fora do contexto do campo harmônico - de função e de tonalidade​​ - pode ser entendida como tríade diminuta. Porém, no contexto prático, a tríade diminuta pode ser, na verdade, uma tétrade meio diminuta com a sétima omitida. É sempre importante observar o contexto!

  • A tétrade diminuta possui 2 trítonos, sendo um acorde coringa para a modulação.

  • A tétrade diminuta "não possui inversão" - no ponto de vista da inversão de intervalos, por sua qualidade intervalar ser mantida em todas as 4 inversões, sempre espaçadas por terças menores.

Cifragem do diminuto - 'b' ou 'º​'?​

A cifragem utiliza a escala maior como referência, logo, um b5 representa a quinta diminuta, mas o b7 representa a sétima menor. Para evitar confusão, vamos passar por caso a caso:

  • b5 = representa a quinta diminuta.

  • b7 = representa a sétima menor - por considerar a sétima maior da escala maior como referência, o uso do b7 representa a sétima menor - para os casos em que não temos uma sensível e sim uma subtônica.

  • 7º = representa a sétima diminuta.

A sétima implícita é a sétima menor

A tétrade da dominante é a primeira tétrade - por razões que envolvem a série harmônica e as descobertas musicais. Por isso, ao contrário do que ocorre com a terça, a sétima implícita é a sétima menor. Na cifragem, precisamos indicar a sétima maior, por exemplo, 'C7M​' - caso fosse um Do maior com sétima menor, bastaria indicar 'C7'.


No nosso curso online de Teoria e Percepção temos uma aula te ensinando a montar e usar as tétrades, e também temos a aula de percepção te ensinando a reconhecê-las apenas pelo som!


Você pode começar a estudar GRATUITAMENTE. São 20 aulas + extras para você começar agora sem precisar se comprometer. O curso completo é equivalente a 4 anos ou mais de estudos em um conservatório de música e vai do ZERO ao avançado.



bottom of page